Font Nadir

A ideia de construir um tipo de letra, utilizando como ponto de partida elementos da obra do mestre Nadir Afonso, surgiu há vários anos mas foi sendo adiada.
O ano do Centenário do seu nascimento revelou-se a altura ideal para levar a cabo o projecto. Esta revelou-se uma tarefa bastante mais complexa do que, à partida, estávamos à espera. Se alguns dos caracteres eram evidentes, a maior parte pediu um olhar bastante mais atento.

Para conseguirmos encontrar todas as letras, números e símbolos de pontuação que estão contidos neste tipo de letra foram passadas muitas horas a observar pinturas de Nadir Afonso, uma tarefa que nos deu bastante prazer, mas que se tornou algo obsessiva!
A regra mais importante foi encontrar caracteres monocromáticos visto que para programar uma font temos essa condicionante. Todos os elementos que retiramos das obras de Nadir Afonso estão conforme a pintura, ou seja, não são formas compostas por várias figuras geométricas.

Uma liberdade a que nos permitimos foi rodar ou espelhar os elementos para formar a letra que estávamos à procura.

No catálogo que apresentamos, a seguir, mostramos essas rotações esquematicamente. Mostramos também a obra à qual fomos buscar o caractere.

Depois de termos todos os caracteres que necessitávamos, passamos ao desenho vectorial utilizando como modelo as pinturas que continham os mesmos.

A nossa intenção era construir uma tipografia para trabalhos gráficos expressivos, uma chamada Display Font, usada para títulos e não para texto corrido.
Como não há uma distinção entre maiúsculas e minúsculas optámos por ter duas hipóteses para cada letra aumentando assim a variedade possível ao utilizar a tipografia.

Como uma Display Font, pela natureza da sua aplicação não se rege por regras rigorosas optámos por utilizar as teclas de alguns dos elementos de pontuação para introduzir símbolos muito frequentes na imagética Nadiriana como o paralelogramo ou a ogiva.

O resultado foi uma font que podemos instalar nos nossos computadores para gerar palavras com uma estética Nadiriana e que com certeza poderá gerar trabalhos interessantes misturando cores e formas.

Foi um processo que, deveras, nos deu prazer desenvolver, ficamos a conhecer ao pormenor a extensa e diversa obra do mestre Nadir Afonso e ficamos bastante orgulhosos de poder contribuir de forma criativa para a comemoração do Centenário do nascimento de um dos representantes maiores da Pintura em Portugal.

Por Ideoma Design


Downloads

Font  Apresentação