Fundação Nadir Afonso

A Fundação Nadir Afonso tem como como missão a divulgação da obra de Nadir Afonso, em particular, e o estudo da Estética e da Arte Contemporânea, em geral.

A Fundação Nadir Afonso diferencia-se ao promover a igualdade de oportunidades no acesso à cultura. Constitui uma ambição da Fundação a redução das assimetrias regionais, o reforço da importância cultural do Alto Tâmega e a cooperação entre os centros urbanos de Trás-os-Montes, Alto Douro e Galiza.

Com um programa atrativo no âmbito das Belas-Artes e da História de Arte Contemporânea a Fundação ampliou a oferta cultural da região, com o propósito de valorizar o interior Norte ao criar novas atrações e programas culturais não só a residentes como a todos aqueles que visitam a região, de forma a constituir-se um circuito cultural no Norte de Portugal.

A sede da Fundação, em Chaves, um edifício construído de raiz com a assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira, é um equipamento cultural de referência da região do Alto Tâmega. A Fundação Nadir Afonso para além do edifício em Chaves conta também com uma extensão, o Centro de Artes Nadir Afonso de Boticas que aloja uma parte do espólio pessoal do pintor e também parte do acervo da Fundação.

O Centro de Artes de Boticas, igualmente construído de raiz em pleno centro da vila e no coração do Barroso, é um Polo da Fundação Nadir Afonso. O traçado deste edifício foi elaborado em Nova Iorque e já recebeu dois prémios: “ The International Architecture Awards” atribuído em Chicago e “The Green Good Design Awards” atribuído pelo The Chicago Athenaeum (Museum of Architecture and Design e pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies).

São, também, objetivos da Fundação, a concretização de parcerias com instituições de Arte estrangeiras nomeadamente com a Fundação Vasarely, Fundação Le Corbusier, Fundação Óscar Niemeyer, e com artistas consagrados com especial destaque para as instituições representativas daqueles com quem Nadir Afonso teve o privilégio de privar.

 

MISSÃO

Divulgar a vida e obra de Nadir Afonso.

VISÃO

Promover a igualdade de oportunidades no acesso à cultura e reduzir as assimetrias regionais.

VALORES

Os princípios que guiam a Fundação são: a valorização e o respeito das pessoas, a responsabilidade social, a excelência com simplicidade, a humildade, a virtude e a persistência. Valores que caraterizavam Nadir Afonso.

A Fundação Nadir Afonso:

  • Organiza exposições temporárias e permanentes;
  • Efetua Intercâmbio de exposições e coleções com instituições publicas e privadas, nacionais e internacionais;
  • Estabelece parcerias com instituições de ensino básico, secundário e universitário, com vista ao desenvolvimento de atividades pedagógicas;
  • Organiza ciclos de cinema documental;
  • Realiza worshops e seminários;
  • Patrocina e edita publicações de arte.