facebook rss

Cerimónia de Doutoramento Honoris Causa de Nadir Afonso pela Universidade Lusíada

A Universidade Lusíada tem a honra de hoje homenagear com Doutoramento Honoris Causa, o Arquitecto e Pintor Nadir Afonso.

Esta cerimónia é de uma grande relevância em termos académicos, culturais, científicos e artísticos, por realçar o contributo decisivo da obra e do pensamento do homenageado no desenvolvimento de múltiplos aspectos da Arquitectura e da Pintura não só portuguesa, mas também internacional.

Com esta iniciativa, a Universidade Lusíada pretende consagrar o percurso académico, profissional, científico, cívico e humano do novo Doutor Honoris Causa, personalidade marcante da cultura e da arte, que ao longo da sua vida tanto tem contribuído para um maior e mais profundo reconhecimento da Arquitectura e da Pintura.

Ao atribuirmos as insígnias ao novo Doutor Honoris Causa, queremos premiar a dedicação e o empenho demonstrados no desenvolvimento cultural, intelectual e artístico, reconhecendo paralelamente a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, mais justa, mais humana e também mais estética.

As Universidades Lusíada têm por missão e vocação ministrar um ensino de Qualidade e de Rigor, bem como promover o desenvolvimento da investigação e da prestação de serviços à sociedade, em domínios científicos, culturais e artísticos de grande relevância, não só para a competitividade e sustentabilidade da economia, mas também para o progresso da Sociedade, a nível nacional e internacional.

Na prossecução dos seus objectivos, as Universidades Lusíada, ministram nas várias licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, um ensino focalizado nas necessidades do tecido empresarial e produtivo, transmitindo aos estudantes os conhecimentos teóricos e aplicados importantes conducentes a um desempenho profissional de qualidade.

Neste sentido, orgulhamo-nos dos nossos licenciados serem uma referência de prestígio no mercado de trabalho e congratulamo-nos com a dedicação e os conhecimentos, que os nossos docentes transmitem aos alunos.

Permitimo-nos fazer uma referência especial aos professores, investigadores, funcionários e alunos da Faculdade de Arquitectura e Artes, que têm contribuído para a notoriedade cada vez maior das Universidades Lusíada nas áreas científicas da Arquitectura e do Design.

Também manifestamos a nossa gratidão e amizade a todos os que têm contribuído para a grandeza das Universidades Lusíada, sendo de realçar a colaboração prestada pelos nossos Doutores Honoris Causa, grupo a que se junta hoje o Arquitecto Nadir Afonso.

São personalidades de grande projecção, conferida pela sua obra profissional e científica, que prestigiam de forma singular o Conhecimento, nomeadamente o Arquitectónico e Artístico, ultrapassando fronteiras e contribuindo, assim, para que o mundo em que vivemos seja melhor e com mais qualidade de vida.

Desejamos que os laços de colaboração entre os Doutores Honoris Causa e os nossos professores, docentes, alunos e funcionários sejam cada vez mais estreitos.

Referimo-nos não só aos aspectos académicos, mas também aos trabalhos de Investigação e Desenvolvimento que temos vindo a realizar no CITAD, Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design.

Importa mencionar que pela grande qualidade, actualidade e interesse dos trabalhos que o CITAD tem vindo a desenvolver, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, avaliou e acreditou este nosso Centro de Investigação com a classificação de Muito Bom.
Os projectos de investigação do CITAD, um dos sete Centros de Investigação do ILID, Instituto Lusíada de Investigação e Desenvolvimento, têm dado azo a trabalhos relevantes e de interesse para a Comunidade nacional e internacional.

A todos os Doutores Honoris Causa ficamos gratos pelas colaborações prestadas às Universidades Lusíada, por forma a que estas continuem a pertencer ao conjunto de Estabelecimentos Universitários de mérito e qualidade, onde são bem vincadas as ligações entre o ensino, a investigação e a sociedade.

O Professor Doutor Arquitecto Alberto Reaes Pinto, Director da Faculdade de Arquitectura e Artes e Coordenador do CITAD, é o Padrinho do Arquitecto Nadir Afonso. Ao Professor Reaes Pinto antecipadamente agradecemos a excelente apresentação que irá proferir sobre o homenageado.

Também felicitamos os professores que constituem o Conselho Científico da Universidade Lusíada de Lisboa, pela decisão da atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao Arquitecto Nadir Afonso, prestigiada individualidade tão reconhecida no domínio da Arquitectura e da Pintura.

Cumprimentamos os familiares do ilustre homenageado, a quem dirigimos uma palavra de apreço, pois têm sido pilares importantes da sua estrutura anímica e, estou certo, muito o têm vindo a apoiar ao longo da sua vida.

Ao terminar, felicito o novo Doutor Honoris Causa das Universidades Lusíada, Arquitecto Nadir Afonso, para quem peço uma salva de palmas.

Prof. Doutor Eng. Diamantino Freitas Gomes Durão
Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa