facebook rss

Exposição «Absoluto» de Nadir Afonso no Museu do Abade de Baçal

Organizada em parceria com o Museu da Presidência e do Museu do Abade de Baçal a exposição Nadir Afonso: Absoluto mantém, na sua essência, o núcleo das obras apresentadas na mostra comemorativa da vida e obra do artista realizada em colaboração com a Fundação Nadir Afonso entre Dezembro de 2010 e Junho de 2011 no Palácio de Belém

O arquitecto, ensaísta e pintor Nadir Afonso, nascido em Chaves, em 1920, desenvolveu, ao longo da sua vida criativa, uma obra profícua e original, inconfundível no panorama estético, filosófico e artístico contemporâneo.

A exposição Nadir Afonso – Absoluto 2010 apresenta oito trabalhos considerados pelo mestre como determinantes no seu percurso artístico, um por cada década de criação, desde os anos de 1930 até à actualidade. São ainda mostrados cerca de 150 desenhos e estudos inéditos que documentam o processo criativo do artista.

A pintura de Nadir Afonso ficou imortalizada, não só em tela, como em vários outros suportes, apresentando-se, nesta exposição, algumas peças de tapeçaria e cerâmica, ilustrativas dessa pluralidade. Também em exposição, vários exemplares bibliográficos da sua vasta obra no domínio da filosofia e teoria da arte.